TROPA DE ELITE COMPARATIVOS:

                          TROPA DE ELITE







O livro de André Batista, Rodrigo Pimentel fala muito sobre a rotina dos policiais do BOPE, detalhando suas operações, táticas e os difíceis treinamentos severos que os membros da tropa enfrentam. A narrativa é baseada em entrevistas e pesquisas, o que acaba trazendo um tom documental à obra, explicando sobre os desafios diários enfrentados pelos policiais, e as complexidades éticas que permeiam suas decisões. Os autor não foca muito nas questões de violência e brigas das comunidades do Rio de Janeiro, e não detalha muito sobre como o bope funciona, mas o livro é incrível e bem interessante, o livro foi publicado em 2006 e foi ele que deu origem ao filme, dirigido pelo cineasta José Padilha.       

   Por outro lado, o filme de José Padilha adapta essa narrativa para as telas de maneira cinematográfica e impactante. Utilizando técnicas de câmera frenéticas e um estilo de narrativa não linear, o filme faz o espectador perceber o caos urbano do Rio de Janeiro, mostrando não apenas as operações do BOPE, mas também explorando as implicações sociais, políticas e psicológicas do combate ao crime. A figura central do Capitão Nascimento, interpretado brilhantemente por Wagner Moura, torna-se um ícone da brutalidade necessária para enfrentar a criminalidade, ao mesmo tempo em que questiona os limites éticos de suas ações.

   Ambas as versões de "Tropa de Elite" são notáveis por sua crueza e realismo, mas também têm sido objeto de controvérsia. Enquanto o livro de Batista busca principalmente documentar e informar, o filme de Padilha provocou um intenso debate público sobre a glorificação da violência e a representação estereotipada das favelas e de seus habitantes. Foi lançado o Tropa de elite 2, tanto o livro como o filme, porém o tropa de elite 2 aborda um filme envolvendo mais questões tribunais, políticas e leis.

   Alguns fatos super legais que descobri recentemente sobre o filme, é que o autor Wagner Moura que faz o capitão Nascimento no filme, teve até uma depressão por conta do filme, pois se muito com o filme e acabou entrando demais no personagem. Em Tropa de Elite o filme ganhou o famoso ‘’Urso de ouro’’. Isso foram algumas coisas de especial que o filme tem e o livro não, mas particularmente falando, mesmo o filme e o livro sendo antigo, sempre dá vontade de ler e assistir, pois ambos retratam a realidade do Brasil.



ALGUMAS IMAGENS:





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Renha do Vitor TuTu top master transportes!

Entrevista com o autor:EDUARDO QUIRINO. Vitor entrevistas tutu master top! 26/03/2024

Jornada do herói: o triângulo eterno